Cerimônia celebra Dia Internacional dos Mantenedores da Paz

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 mai 2021
Crédito: Cb Luan Neves, Sd Matheus, Sd Júlio César

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 28 de maio, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou formatura alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (International Day of United Nations Peacekeepers).

A cerimônia incluiu, dentre outras atividades, o canto do Hino Nacional e a leitura da Ordem do Dia do Ministério da Defesa. Uma corbelha de flores foi depositada no Memorial Haiti e, em seguida, o toque de silêncio homenageou os militares, policiais e civis brasileiros que tombaram a serviço das Nações Unidas. As homenagens contaram, ainda, com as palavras do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda.

Finalizando a formatura, houve o desfile da tropa de peacekeepers, acompanhado de desfile mecanizado, em alusão às tropas do Exército Brasileiro à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Operações de Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

Dia Internacional dos Peacekeepers
Em 24 de fevereiro de 2003, com a resolução nº 57/129, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional dos Peacekeepers (International Day of United Nations Peacekeepers) em menção à resolução nº 50, de 29 de maio de 1948, que implantou a primeira operação de manutenção da paz – Organização das Nações Unidas para Supervisão de Trégua (The United Nations Truce Supervision Organization/UNTSO).

O 29 de Maio reconhece o profissionalismo, a dedicação e a coragem de homens e mulheres que serviram e continuam servindo em missões de paz como também são lembrados aqueles que sacrificaram suas vidas em prol da paz: de 29 de maio de 1948 até 30 de abril de 2021, foram 4.089 os que tombaram, dentre os quais 42 brasileiros.

Presenças

Além do antigo Comandante do Centro de Instrução de Operações de Paz, General de Exército André Luis Novaes Miranda, estava presente no evento o Comandante da 1ª Divisão de Exército (DE) e Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, entre outras autoridades civis e militares. A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo sobrinho de Sergio Vieira de Mello (patrono do CCOPAB), André Simões.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil