Cmdo Fron Solimões/8º BIS na Operação Guararapes

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 mai 2021
Crédito: S Ten Guedes e Cb Amon-Ha

Tabatinga (AM) – No período de 22 a 25 de maio, no contexto da Operação Guararapes, o Comando de Fronteira Solimões/8°Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Solimões/8° BIS) realizou diversas atividades visando o adestramento de seu efetivo durante o exercício de simulação.

No dia 22, atuou em um posto de bloqueio e controle de via urbana (PBCVU) nas imediações do Terminal Fluvial (TFluv) da 16ª Base Logística (16ª Ba Log); no dia 23 a atuação ocorreu em duas frentes: uma nas imediações do Porto da cidade de Tefé (AM), com um posto de segurança estático (PSE), e outra com um PBCVU na avenida do aeroporto; no dia 24, executou uma operação de busca e apreensão (OBA) em instalações onde foi encontrada uma mensagem num posto rádio improvisado da Força Subterrânea da Resistência do “país Azul”; já no dia 25, ocupou um PBCVU na estrada do aeroporto.

Como parte dos incidentes previstos, em determinado momento a tropa foi alvo de ações da Força da Resistência, com disparos de caçador seguidos de investidas com armamento coletivo de uso militar, emboscadas às patrulhas motorizadas nas vias urbanas dentre outras.

A cada investida a tropa apresentou a resposta coerente e cabível repelindo energicamente pelo contra-ataque de forma eficaz, quando foi o caso. Nas diversas situações foram feitas prisões, interrogatórios, contabilizadas baixas e feridos em ambos os lados, além da apreenção de material e armamento nos diversos postos de bloqueio e patrulhas, sejam urbanos ou fluviais e durante as "OBA".

Fonte: Cmdo Fron Solimões/8º BIS