Diretores da Valec visitam obra do Exército na Ferrovia de Integração Oeste-Leste

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 mai 2021

João Pessoa (PB) – O Destacamento Guará, que atua no trecho 6F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, no interior da Bahia, recebeu, na tarde do dia 20 de maio, a visita do Diretor-Presidente André Khun e do Diretor de Empreendimentos Washington Lüke da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura, com a qual o Exército Brasileiro firmou parceria para esse empreendimento ferroviário.

Também estavam presentes o Diretor de Obras de Cooperação do Departamento de Engenharia e Construção, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon,  e o Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Rogério Cetrim de Siqueira.

André Khun mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos, que julgou estarem mais adiantados do que esperava. Atualmente, a Engenharia do Comando Militar do Nordeste concentra esforços na infraestrutura da obra, fase que antecede a colocação dos dormentes e trilhos do futuro trecho ferroviário. Seguem os trabalhos de desmatamento, de avanço do serviço de cerca, para delimitar a faixa de domínio da ferrovia, e de terraplanagem, que consiste em escavação, carga e transporte, além da compactação de aterro. Também foram iniciados os serviços de drenagem.

No total, serão construídos 18,34 quilômetros de ferrovia no segmento entre Bom Jesus da Lapa (BA) e São Desidério (BA). A organização militar responsável pela execução da obra é o 4º Batalhão de Engenharia de Construção, subordinado ao 1º Grupamento de Engenharia, que tem a incumbência de coordenar os trabalhos realizados.

Fonte: 1º Grupamento de Engenharia