CCOPAB conclui o Estágio de Preparação de Missão de Paz 2021.1

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 mai 2021
Crédito: Cb Lopes, Sd Júlio Cesar, Sd Matheus

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 19 de abril a 21 de maio, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) concluiu o Estágio de Preparação de Missão de Paz 2021.1 (EPMP 2021.1), que nessa edição subdividido em duas fases.

De 19 a 30 de abril, foi realizada a segunda edição do Comprehensive Protection of Civilians Couse (CPoC) com o objetivo de preparar militares e policiais militares para exercerem funções relacionadas à sistemática de proteção de civis no âmbito das operações de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU); e

De 3 a 21 de maio, a capacitação e o treinamento de militares e policiais militares para exercerem as funções de United Nations Staff Officers (UNSO), Military Observers (UNMO) e Individual Police Officers (IPO).

Assim como no Estágio de CPoC, a segunda fase foi conduzida integralmente no idioma inglês, abordando temas do Specialized Training Material (UNSO, UNMO e IPO).

No total, 27 estagiários concluíram o EPMP, distribuídos da seguinte forma: dois da Marinha do Brasil (Corpo de Fuzileiros Navais), dezesseis do Exército Brasileiro, cinco da Força Aérea Brasileira e quatro policiais militares. Efetivo previsto para ser desdobrado nas seguintes missões de paz da ONU:

- Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO);

- Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA);

- Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS); e

- Força Interina das Nações Unidas no Líbano/Componente Terrestre (UNIFIL).

Fonte: CCOPAB