CCOPAB realiza o Green Day do Estágio de Preparação de Missão de Paz

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 mai 2021
Crédito: Sd Júlio Cesar

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 13 de maio, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, conduziu o “Green Day” da terceira fase do Estágio de Preparação de Missão de Paz (EPMP), realizada integralmente no idioma inglês, ocorreu no Campo de Instrução de Gericinó (CIG).

A atividade permitiu a prática, in loco, do Conceito Azul das Nações Unidas preconizado no Core Pre-deployment Training Material (CPTM) e no Specialised Training Material (STM). Foram explorados assuntos relacionados à proteção de civis, desarmamento/desmobilização/reintegração (DDR), abuso e exploração sexual (SEA, sigla em inglês), violência sexual baseada em conflito (CRSV, sigla em inglês), negociação e mediação, primeiros socorros, dentre outros assuntos.

Nesta edição do EPMP 2021.1, os nacionais das Forças Singulares e os policiais militares têm a previsão de serem desdobrados nas seguintes missões de paz sob a égide da ONU: Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS);  Força Interina das Nações Unidas no Líbano/Força Terrestre (UNIFIL); Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), e Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO).

Além dos instrutores e monitores do CCOPAB, o processo de ensino-aprendizagem foi enriquecido pela participação de instrutores convidados provenientes do comando do Exército e das polícias militares do Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Adicionalmente, destaque especial foi a participação de integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), oriundos da PUC-Rio, como “Role Players”.

O Green Day/EPMP teve o imprescindível apoio das seguintes organizações militares da Guarnição da Vila Militar: 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado; 15° Regimento de Cavalaria Mecanizado; 11° Grupo de Artilharia de Campanha, e  Campo de Instrução de Gericinó.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de paz do Brasil