Centro Conjunto de Operações de Paz fortalece parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 mai 2021
Crédito: Cb Lopes

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, consolida a parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).

Em 5 de maio, o CCOPAB recepcionou o Professor Dr. Ricardo Oliveira dos Santos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Coordenador de Ensino da REBRAPAZ, acompanhado dos acadêmicos e pesquisadores Igor Barreto de Souza e Yasmin da Cunha Paes, da PUC-Rio (REBRAPAZ).

Além do comandante do CCOPAB, participaram da recepção o chefe da Divisão de Doutrina e o chefe da Divisão de Educação e Treinamento. Dentre outros assuntos, foram discutidas propostas de atividades de ensino, conduzidas pelo CCOPAB, que contarão com a participação e colaboração efetiva dos pesquisadores.

Na mesma data, o Professor Dr. Sérgio Aguilar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília) realizou apresentação de suas pesquisas de campo nas missões de paz da ONU, conduzidas na República Centro Africana (MINUSCA) e na República Democrática do Congo (MONUSCO), com enfoque no uso da força e na proteção de civis, temas prioritários no Sistema ONU.

Posteriormente, em 7 de maio, o Professor Leonardo Carvalho Braga, Mestre em Relações Internacionais no Centro Universitário IBMR, conduziu palestra sobre negociação e mediação no âmbito das missões de paz das Nações Unidas. A participação dos dois docentes está no contexto do Estágio de Preparação de Missão de Paz, conduzido pelo CCOPAB.

A parceria e a integração do Centro Sergio Vieira de Mello (membro pleno) com a REBRAPAZ estão consolidadas desde 2016, com coordenação geral a cargo da Prof. Dra Eduarda Hamann.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil