Escola de Comando e Estado-Maior realiza concurso de admissão aos cursos de altos estudos militares

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 mai 2021
Crédito: Sd Torrs

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 5 e 7 de maio do corrente ano, foi realizado o Exame Intelectual do Processo Seletivo para os Cursos de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (PS/CAEM ECEME 2021). Neste ano, 1.052 candidatos, entre oficiais das Armas, Quadro de Material Bélico, Serviço de Intendência, Quadro de Engenheiros Militares e oficiais médicos, se inscreveram para a realização das provas, concorrendo a cerca de 140 vagas. O processo visa selecionar os oficiais que ingressarão nos cursos de Altos Estudos da ECEME, com a missão de formar o oficial de estado-maior e o assessor de alto nível do Exército Brasileiro.


O exame ocorreu em dezessete guarnições, divididas em treze estados do território nacional. As provas foram compostas por questões discursivas, exigindo conhecimentos interdisciplinares de Geografia, História, Geopolítica e Estratégia. Em todos os locais de prova, foram observadas as medidas preventivas ao contágio relativas à pandemia atual, em especial quanto ao distanciamento dos militares envolvidos e aos procedimentos de triagem, higienização e uso de máscaras.


A divulgação do resultado será em 12 de agosto, em solenidade realizada na ECEME e transmitida pela internet. O comando da ECEME cumprimentou a todos os instrutores da escola, os militares das comissões de aplicação e fiscalização nas guarnições de exame e os candidatos por, juntos, "cumprirem uma das missões nobres para o nosso Exército, desde 1905: selecionar os oficiais que serão capacitados a compor as futuras lideranças da  Força Terrestre."

Fonte: ECEME