Solenidade na Itália celebra atuação brasileira na Segunda Guerra

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 04 mai 2021
Crédito: AdiEx Italia

Reserva Natural Montefalcone (Pisa) – Durante as comemorações da Semana do Exército Brasileiro e da liberação da Itália do nazifascismo, os municípios italianos de Castelfranco di Sotto, Fucecchio e Santa Croce sull’Arno comemoraram a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na província de Pisa. Atendendo a todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Na oportunidade, o Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, Coronel André Luiz dos Santos Franco, condecorou os estandartes dos municípios de Castelfranco di Sotto, Fucecchio e Santa Croce sull’Arno com a medalha “Tributo à FEB”. Instituída pelo Comandante do Exército por meio da Portaria nº 163, de 13 de fevereiro de 2020, a comanda tem o objetivo de distinguir instituições civis estrangeiras que tenham realizado ações ou serviços relevantes para a conservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.

A atividade foi desenvolvida junto à pequena capela em pedra construída pelos nossos “pracinhas” nos primeiros meses de 1945, atualmente localizada na Reserva Natural Montefalcone. A “Marginetta” de Nossa Senhora de Lourdes, como é conhecida a capela febiana pela população local, foi concebida por oito militares brasileiros no interior do Depósito de Pessoal. A função dessa unidade militar era recompletar os efetivos da FEB na linha de combate dos Appenninos devido às baixas nessa frente de batalha. Em fevereiro de 1945, cerca de 10 mil militares estavam estacionados em Staffoli, realizando treinamento técnico e tático de combate.

O guardião da “Marginetta”, Giuliano Cappelli, também foi condecorado com as medalhas “Tributo à FEB” e “Exército Brasileiro” por sua dedicação à memória da FEB em prol dos interesses do nosso Exército em território italiano.

A cerimônia contou com a presença da Comandante do Departamento de Biodiversidade Carabinieri, Tenente-Coronel Cecilia Tucci; do prefeito de Castelfranco di Sotto, Gabriele Toti, do prefeito de Fucecchio, Alessio Spinelli, dos representantes de Santa Croce sull’Arno e dos poderes executivo e legislativo locais, além de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras.

Fonte: AdiEx Italia