Homenagem de Pistoia na Itália às enfermeiras voluntárias da FEB

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 abr 2021

Pistoia (Itália) – Um monumento dedicado à memória das enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi inaugurado, no dia 23 de abril, na Piazza della Resistenza, em Pistoia. O tributo às voluntárias brasileiras que atenderam aos feridos de guerra no hospital de campanha criado na cidade italiana, em 1944, foi erigido em pedra mármore e placa de metal, sobre um canteiro de flores com terra brasileira.

“As enfermeiras que optaram por se alistar, o fizeram contrariando as imposições e restrições sociais da família, sentindo a necessidade de se emancipar. O monumento será o testemunho perene da relação, não só perceptiva, mas também poética, que misturará o presente e o passado das mulheres da FEB, verdadeiras paladinas da liberdade”, lembrou o Adido Militar da Embaixada do Brasil em Roma, Coronel André Luiz dos Santos Franco, durante a cerimônia.

A solenidade seria realizada no dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e foi adiada em razão dos protocolos contra a covid-19.

Em julho de 1944, 73 enfermeiras chegaram a Pistoia e trabalharam no 16º Evacuation Hospital, que ficava localizado na atual Piazza della Resistenza, atendendo aos feridos que lutavam nos Apeninos, ao longo da Linha Gótica.

O prefeito  Alessandro Tomasi comentou: “Na Praça da Resistência queremos lembrar as muitas pessoas que ajudaram e lutaram atrás das linhas. Também homenageamos nossos amigos brasileiros com esse monumento”. Pistoia já abriga o Monumento Votivo Militar Brasileiro, no mesmo local dos antigos jazigos dos 465 militares brasileiros que sacrificaram suas vidas na luta pela paz e pela liberdade.

Durante o evento, o Coronel Santos Franco realizou a aposição da medalha "Tributo à FEB" no estandarte municipal de Pistoia.

A cerimônia contou com a presença de autoridades militares italianas e representantes de entidades que participaram do projeto, em parceria com a Prefeitura de Pistoia e o Exército Brasileiro, como a Associação Linea Gotica Pistoiese Onlus, Fundação Cassa di Risparmio di Pistoia e Pescia, Vival Banca e Consulenti Finanziari Mediolanum.

A homenagem, além de ser um reconhecimento do importante papel desempenhado pela FEB na campanha da Itália, é mais um testemunho do vínculo fraterno entre aquele país e o Brasil.

Fonte: DPHCEx