Batalhão de Montanha se adestra em operações de garantia da lei e da ordem

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 abr 2021
Crédito: Cb Tadeu Lopes

Belo Horizonte (MG) – De 19 a 23 de abril, o 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth) realizou o adestramento básico em operações de garantia da lei e da ordem (Op GLO) com militares do efetivo profissional da Força-Tarefa Montanha 12.

As tropas realizaram a Operação Centelha, ocupando estruturas estratégicas de responsabilidade do batalhão na região metropolitana de Belo Horizonte. Após as instruções doutrinárias de nivelamento em Op GLO, foram emitidas as ordens às diversas frações.

Após acionamento do Plano de Chamada, entrada em situação de apronto operacional e de ordem de marcha, as tropas partiram para a ocupação dos postos de segurança estáticos na Serra do Curral. As ações de abordagem, ocupação, execução e desocupação foram avaliadas por observadores de conduta e os problemas militares simulados foram realizados e controlados pelos integrantes do pelotão de reconhecimento do "Doze de Ouro".

Os Objetivos propostos foram plenamente atingidos e a análise pós ação foi realizada para aprimoramento de procedimentos e condutas. A Operação seguiu as orientações do Programa de Instrução Militar 2021 do Comando de Operações Terrestres e as Diretrizes de Instrução Militar da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha.

Fonte: 12º BIL Mth