2ª Conferência do Exercício Combinado Brasil – Estados Unidos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 abr 2021
Crédito: Sd Miguel

Lorena (SP) – Entre os dias 19 e 23 de abril, o 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) sediou a 2ª Conferência de Planejamento do Exercício Combinado com o Exército dos Estados Unidos (CORE/2021), acrônimo para a sigla "Combined Operations and Rotation Exercises".

Durante a semana, os militares do Exército dos Estados Unidos participaram de reuniões e de reconhecimentos, dando continuidade à preparação do exercício a ser executado no período de 28 de novembro a 18 de dezembro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). 

O exercício será executado por uma força-tarefa (FT) valor batalhão da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), comandada pelo 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) e terá a participação de uma subunidade do Exército dos Estados Unidos. Aspectos táticos da execução foram definidos, tais como a dinâmica das ações a serem realizadas e a composição da FT Itororó que, além de uma subunidade americana, contará, ainda, com oito militares daquela nação em seu estado-maior.

Dentre os objetivos do exercício, destaca-se a interoperabilidade entre os exércitos, contribuindo para a ampliação da projeção do Exército Brasileiro no exterior. O exercício CORE será executado no contexto de adestramento da Força de Prontidão (FORPRON) da Brigada Aeromóvel.

Durante toda a reunião, foram respeitadas as medidas de prevenção ao coronavírus e os militares norte-americanos foram submetidos a testes de covid-19 nas vésperas do embarque de volta ao seu País.

Fonte: 5º BIL