Batalhão de Montanha comemora a Tomada de Montese

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 abr 2021
Crédito: Sd Bernardino e Sd Henrique Santos

São João del-Rei (MG) – O 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BIMth) realizou, dia 16 de abril, uma homenagem aos 76 anos da "Tomada de Montese".

 

Celebrar essa data é rememorar os feitos dos heróis brasileiros que participaram da luta contra o regime nazifascista que à época dominava a Europa, por ocasião da 2ª Guerra Mundial. Homenagear esses homens, muitos deles filhos de São João del-Rei, é manter viva a chama do sentimento de liberdade, tão presente na terra onde nasceu Tiradentes, protomártir da independência do Brasil, que dá a denominação histórica ao 11º BI Mth: “Regimento Tiradentes”.

 

Prestigiaram a atividade, o Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General de Brigada João Felipe Dias Alves, além de comandantes, chefes e diretores de organizações militares (OM) de Minas Gerais. Uma corbelha de flores foi depositada junto ao monumento aos heróis de Montese, conduzida por militares do batalhão, familiares de ex-combatentes que lutaram na Itália.

 

Ainda como parte das comemorações, a centenária Banda de Música do Batalhão realizou uma apresentação virtual (live), com dobrados militares e músicas nacionais e internacionais.

 

A tradicional “pista de orientação de Montese”, que contou com a participação de atletas de diversas OM, foi realizada ao longo da semana de comemorações no 11° BI Mth, onde ocorre desde o ano de 1982. Foi criada para homenagear os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que participaram da batalha que propiciou o avanço das tropas brasileiras à conquista de Montese.

 

A prática esportiva de orientação foi escolhida porque representa, simbolicamente, a conquista do incógnito, fazendo alusão aos feitos da FEB na Itália, pois partiram para um país desconhecido, enfrentaram inúmeros obstáculos e desafios e atingiram o seu objetivo final: vencer um dos mais preparados exércitos do mundo à época.

 

Também foi realizada uma palestra sobre o tema: “A preparação da FEB para a 2ª Guerra Mundial”, pelo Comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército e profundo estudioso do tema.

 

A Tomada de Montese


No dia 14 de abril de 1945, em Montese, Itália, iniciou o árduo combate travado pelos integrantes da FEB, na Segunda Guerra Mundial. A conquista de Montese era fundamental, pois caracterizava a ruptura da linha defensiva alemã no vale do Rio Panaro, conhecida como "linha Gengis Khan”, e abria caminho para o avanço aliado rumo à planície do Rio Pó.

 

As forças brasileiras atacaram Montese, no intuito de conquistar esse ponto estratégico. Alcançando pleno êxito com os soldados do então 11º Regimento de Infantaria, hoje 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, que constituiu a principal frente no centro da operação ofensiva.

 

Nas palavras do comandante do IV Corpo de Exército dos Estados Unidos, General Crittenberger, se referindo à Tomada de Montese, “só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a divisão brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.

Fonte: 11º BI Mth