Batalhão comemora a Semana da Intendência com exposição no Colégio Militar de Curitiba

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 abr 2021
Crédito: 3° Sgt Saulo e Sd Wilson

Curitiba (PR) – No período de 14 a 16 de abril, o 5º Batalhão de Suprimento (5º B Sup) realizou, no Colégio Militar de Curitiba (CMC) uma exposição de materiais de emprego logístico em operações de guerra, bem como na vida administrativa das organizações militares, em comemoração do Dia da Intendência, transcorrido no dia 12 de abril. O 5º B Sup homenageou a “Rainha da Logística”, denominação dada pelo Marechal Mascarenha de Morais na II Guerra Mundial, iniciando a semana com uma atividade interna restrita aos intendentes do Batalhão e aos comandantes de organizações militares da guarnição de Curitiba, fechando a “Semana da Intendência” com a apresentação de materiais aos alunos do CMC.

Nas instalações do CMC, foi montada uma exibição de uniformes históricos, entre eles o do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas – Dragões da Independência, do Batalhão de Guarda Presidencial – Batalhão Duque de Caxias, do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Andrade Neves e do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osório, além do uniforme de combate completo. Foram também expostos os materiais de intendência (suspensório, cantil, capacetes, mochila, distintivos, entre outros), uma cozinha de campanha e rações operacionais utilizadas nos exercícios no terreno.

Na ocasião, os alunos do Colégio Militar tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o Serviço de Intendência, além de consumir uma amostra da ração operacional utilizada pelo Exército Brasileiro na atualidade, alimento de perfil tecnológico termoprocessado, pronto para o consumo, cozido e esterilizado em embalagens flexíveis, chamadas de “pouch”, tecnologia esta utilizada para manter as tropas bem alimentadas e garantindo a segurança alimentar.

O 5º B Sup presta, durante esta semana, a justa homenagem ao Serviço de Intendência, que “dita a permanência no combate”, mantendo viva a lembrança de seu Patrono, o Marechal Carlos Machado Bitencourt.

Fonte: 5º B Sup