ECEME realiza o XXIII Ciclo de Estudos Estratégicos

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Publicado em: 08 abr 2021
Crédito: 1° Sgt Do Vale

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 6 e 7 de abril, foi realizado o XXIII Ciclo de Estudos Estratégicos na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), cujo tema central foi a “Análise das estratégias militares da presença e da dissuasão”, com a participação dos oficiais-alunos dos cursos da ECEME, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (PPGCM/IMM) e demais inscritos através da internet.

O Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, abriu o ciclo de estudos abordando a evolução das estratégias da presença e dssuasão no Brasil e sua interconexão, destacando a dimensão continental do nosso país e as responsabilidades das Forças Armadas em ações relacionadas à defesa dos patrimônios nacionais e da população.

No primeiro dia, o ciclo contou com as palestras do Professor Dr. Fernando da Silva Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (PPGH/UNIVERSO), com a temática da “estratégia da presença no contexto da transformação militar como peculiaridade de defesa no Brasil” e do Prof. Dr. Tássio Franchi, do PPGCM/IMM, que abordou o tema “dimensões tangíveis e intangíveis da estratégia da presença”. Na quarta-feira foram abordados assuntos ligados à dissuasão, com a palestra do Prof. Dr. Augusto Teixeira Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (PPGCPRI/UFPB), versando sobre “o desafio da dissuasão convencional no ambiente multidomínio: antiacesso e negação de área como resposta”. O seminário foi finalizado com a apresentação do Chefe do Instituto Meira Mattos, Coronel Rafael Cunha de Almeida, que abordou as “bases históricas e perspectivas atuais para o Exército Brasileiro”.

Os professores convidados integram estudos na área de defesa do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEx) e o Ciclo de Estudos Estratégicos está alinhado com a diretriz de integração escolar, buscando fornecer subsídios conceituais para os projetos interdisciplinares da ECEME, assim como, embasar estudos dos diversos participantes.

Fonte: ECEME