Hospital de Guarnição de Florianópolis comemora 152 anos de criação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 abr 2021
Crédito: 3º Sgt Elibio/Sd Kalliu

Florianópolis (SC) – No dia 5 de abril, segunda-feira, foi realizada formatura de comemoração do 152º aniversário do Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl).

A solenidade foi restrita ao público interno devido ao cenário atual da pandemia da covid-19, e foi presidida pela Diretora do HGuFl, Coronel Médica Carla Lobo Loureiro, que ao fazer uso da palavra destacou o importante papel do hospital para o Sistema de Saúde do Exército Brasileiro, especialmente para a família militar do estado de Santa Catarina. “O nosso trabalho só pode ser bem-sucedido porque conseguimos construir uma equipe coesa, disposta, cientes do trabalho conjunto, onde todos têm a mesma importância e o mesmo objetivo: fazer o que estiver ao nosso alcance para o nosso paciente”, disse ela.

A história do HGuFl teve início em 5 de abril de 1869, com a criação do Hospital Militar Provisório de Santa Catarina a fim de apoiar em saúde os militares brasileiros evacuados do teatro de operações da Guerra da Tríplice Aliança. Desde então, vem atuando na área assistencial de saúde em benefício da família militar no estado de Santa Catarina, bem como em apoio às operações militares e de ajuda humanitária.

No decorrer dos anos, a instituição aumentou em pessoal, material e complexidade, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia na área da saúde, dentro do previsto para um hospital de guarnição tipo 2, classificação atual do hospital.

Atualmente, o hospital atende, em média, 14 mil beneficiários do Fundo de Saúde do Exército (FUSEX), do Fundo de Saúde da Marinha (FUSMA) e do Fundo de Saúde da Aeronáutica (FUNSA), somente na guarnição de Florianópolis.

Fonte: HGuFl