Centro de Instrução realiza a aula inaugural do 1º turno do C DOMPSA 2021

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 mar 2021
Crédito: CI Pqdt GPB

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de março, o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), "Escola de Pára-quedistas 1945", realizou a aula inaugural do primeiro turno do Curso de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (C DOMPSA). O palestrante foi o General de Brigada Márcio Cordeiro Freire, antigo Comandante do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas  e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA).

O curso tem duração de 24 semanas e seu objetivo é capacitar oficiais, subtenentes e sargentos do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de nações amigas, para as funções do especialista DOMPSA tais como: planejar e executar o recebimento, inspeção, armazenamento, manutenção e distribuição de materiais aeroterrestres e a dobragem de paraquedas; comandar as ações de preparação de carga para lançamento aéreo; executar atividades complementares para o lançamento de suprimentos de uma aeronave militar em vôo,  entre outras.

Foram matriculados 24 alunos, sendo 10 oficiais do Exército Brasileiro e um da Marinha do Brasil, 11 sargentos do Exército Brasileiro, um da Marinha do Brasil, um da Força Aérea Brasileira e um do Exército Paraguaio. Pela primeira vez, foram matriculadas duas militares do segmento feminino, sendo uma da Força Aérea Brasileira e a outra do Exército Brasileiro.

Na mesma data, também, foi inaugurada a estátua que representa a especialidade DOMPSA, na “Praça do Avião”, que tem como homenageado o Coronel  Adhemar Machado Ribeiro, patrono da especialidade no Brasil.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga, e contou com a presença do General de Brigada Cordeiro e dos atuais e antigos instrutores do curso.

Fonte: CI Pqdt GPB