Batalhão de selva realiza Exercício de Desenvolvimento de Liderança com seus Quadros

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 mar 2021
Crédito: 50º BIS

Imperatriz (MA) – No dia 25 de março, o 50° Batalhão de Infantaria de Selva  (50° BIS) realizou o acionamento do plano de chamada do Batalhão para os militares da unidade com o objetivo de avaliar a capacidade de mobilização da sua tropa, tendo sido atingido o índice de comparecimento esperado, mesmo em horário fora do expediente.

Na sequência, a 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva, subunidade operacional do Batalhão, recebeu a missão de realizar um exercício simulado de defesa externa, com o Exercício de Desenvolvimento da Liderança (EDL), atividade com o objetivo de avaliar a capacidade dos comandantes de fração em exercer sua liderança e executar as ações de comando em situação de desgaste físico e pressão psicológica.

Para o cumprimento da missão a 2ª Companhia, junto com a Companhia de Comando e Apoio, que também  teve que mobilizar seus meios logísticos em um curto espaço de tempo, realizaram o aprestamento dos seus militares com todo o material, equipamento e armamento de dotação. No primeiro momento, durante a madrugada, foi realizada uma marcha de 16 quilômetros com o objetivo que resgatar armamentos capturados pelo inimigo, ao término da missão, já no período da manhã, os pelotões da 2ª Companhia realizaram oficinas em sistema de rodízio, onde foram apresentados objetivos específicos a serem cumpridos. 

Como conclusão, foi realizada um análise pós ação, com toda a equipe envolvida na atividade, onde foram levantados os pontos fortes e observações dos procedimentos realizados na ações. Na atividade foi demonstrada a capacidade do 50° BIS como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro.

Fonte: 50º BIS