Colégio Militar de Curitiba promove V Semana Temática de Educação Inclusiva

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 mar 2021
Crédito: CMC

Curitiba (PR) – Entre os dias 22 e 26 de março, o Colégio Militar de Curitiba (CMC), por intermédio da Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), promoveu a V Semana Temática de Educação Inclusiva. O evento foi realizado de maneira totalmente remota para atender às medidas sanitárias vigentes.

A realização teve como tema principal “Inclusão é...”, e, ao longo da semana, foram desenvolvidas atividades que ajudaram a promover a empatia, o respeito e a solidariedade. As atividades envolveram alunos, familiares, professores e demais agentes de ensino com o intuito de sensibilizar todos sobre a importância da inclusão no contexto escolar.

Programação
Após a abertura do evento, realizada pelo Comandante do CMC, Coronel Acélio Ferreira da Silva Júnior, houve uma roda de conversa com todos os agentes de ensino do colégio. A escritora Larissa Ribeiro, autora de livros sobre o transtorno do espectro autista, participou da atividade e abordou a temática “Os desafios da educação inclusiva em tempos de pandemia”. O evento possibilitou a participação de todo o corpo permanente, por ter sido realizado por meio de videoconferência. 

No dia 23 de março, a temática da educação inclusiva foi enfatizada durante o evento “Arte e Cultura no CMC”, em que alguns alunos que fazem parte da educação especial do CMC puderam abrilhantar as apresentações. No dia 24 de março, foi a vez de estender o evento às famílias do CMC. Por meio de uma roda de conversa virtual, a senhora Larissa Ribeiro, com a equipe da SAEE, abordou a temática “Família e escola: ensino colaborativo no desenvolvimento de práticas inclusivas”. Foi um momento de partilha de experiências, de desenvolvimento de empatia e de engajamento nessa causa tão importante que é a inclusão.

Durante a semana, a Coordenação de Ensino 4 (Seção de Educação Física) desenvolveu, com os alunos de todos os anos escolares, atividades físicas adaptadas. Na disciplina de língua portuguesa, os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9° anos fizeram sua parte pela conscientização sobre a inclusão social das pessoas com necessidades especiais. Eles confeccionaram um mural virtual de cartazes, com diferentes notícias envolvendo o tema, anúncios publicitários e poesias. Os trabalhos incluíram desenhos, frases, trechos de poesia e arte digital voltados para a temática inclusiva.

Ainda no âmbito da língua portuguesa, foi promovido um concurso de poesia com o tema “Inclusão é...”.  O 1º Concurso de Poesia CMC 2021 teve como finalidade marcar a passagem do Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março, em associação à Semana da Inclusão.

Na disciplina de arte, os alunos produziram cartazes que compuseram uma exposição, também sobre o tema “Inclusão é...”. Foi produzido, ainda, um vídeo com a colaboração de quatro estudantes do 7º ano sob a coordenação e orientação da professora Simone Gutjahr, de música. O objetivo foi propiciar a toda comunidade escolar um momento de reflexão sobre o tema da inclusão. Para tanto, a letra e o áudio “Pra ser feliz”, de autoria de Elias Muniz, foram compartilhados com os participantes. Eles aprenderam, ensaiaram, gravaram a música e enviaram suas gravações para compor a edição do vídeo, num processo 100% virtual.

O encerramento da semana foi marcado pela premiação das três melhores poesias e pela divulgação de uma seleção de vídeos com poesias produzidas pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os vídeos podem ser acessados aqui.

Fonte: Colégio Militar de Curitiba