Cerimônia e lançamento de livro marcam os 40 anos do Centro de Comunicação Social do Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 mar 2021
Crédito: ST Edmilson

Brasília (DF) – "O que estamos relembrando e aplaudindo é um trabalho de décadas”. Essas foram as palavras iniciais do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, na cerimônia comemorativa dos 40 anos de criação do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). O evento, realizado de forma restrita como medida de prevenção contra a covid-19, aconteceu nesta quarta-feira, 24 de março, no Quartel-General do Exército em Brasília.

O comandante destacou a evolução na área ao longo dos anos. “A gente vem crescendo, aprendendo e aperfeiçoando nosso trabalho diário. Cada dia é um aprendizado em face das inúmeras situações que surgem, das evoluções tecnológicas e da velocidade com que a informação e a desinformação chegam até nós diariamente”. A capacitação e o fortalecimento do sistema foram citados como objetivos do comandante no que tange à comunicação social da instituição. “Cada militar, fardado ou não, da ativa ou da reserva, faz parte do Sistema de Comunicação Social do Exército. É isso que precisamos fortalecer: a comunicação social como sistema”, ressaltou.

Para o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Richard Fernandez Nunes, a comunicação social tem adquirido cada vez mais relevância nos processos de tomada de decisão. “Isso ficou ainda mais evidente com os avanços tecnológicos que impactaram diretamente a informação e as comunicações. Então, hoje, o que se nota é uma proeminência da comunicação social na dimensão informacional que condiciona a nossa atividade militar. Nós temos a preocupação permanente de, cada vez mais, capacitar e educar o nosso pessoal a lidar com comunicação”.

Na oportunidade, o CCOMSEx lançou o livro “A evolução do grande mudo – os 40 anos do Centro de Comunicação Social do Exército na visão dos seus chefes”, organizado pela jornalista Mônica Gugliano e pelo historiador Coronel Carlos Daróz. No  hotsite dos 40 anos do CCOMSEx , é possível conhecer o material e ter acesso a alguns dos produtos confeccionados pelo Centro.

Prestigiaram o evento membros do Alto Comando do Exército, oficiais-generais da guarnição, autoridades da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, além de antigos integrantes do CCOMSEx.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército