Simpósio de Comunicação Social 2021 discute Comunicação Estratégica no Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 mar 2021
Crédito: ST Edmilson

Brasília (DF) – Entre os dias 17 e 19 de março, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) realizou, no Quartel-General do Exército, o Simpósio de Comunicação Social 2021. Voltado para uma audiência formada por mais de 40 operadores de comunicação social das três Forças Armadas e do Ministério da Defesa, o evento reuniu explanações e debates em torno do tema Comunicação Estratégica. As apresentações foram conduzidas por palestrantes de dentro e fora do Exército, entre os quais pesquisadores e profissionais de meios de comunicação.

O simpósio teve, entre seus objetivos, a cooperação com o comando do Exército na implementação do tema comunicação estratégica no âmbito da Força; e a aproximação entre os componentes do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx) e profissionais e acadêmicos de comunicação social.

Para um dos palestrantes convidados, o professor Victor Laus, da Universidade Católica de Brasília (UCB), a organização de um Simpósio sobre Comunicação Estratégica demonstra o interesse do Exército de reforçar seu papel estratégico junto à sociedade. “O movimento desse simpósio, de discutir permanentemente questões de comunicação estratégica, é importantíssimo para que uma cultura e uma prática sobre o assunto sejam estabelecidas na organização”.

Para o Major Rodrigues, instrutor do Centro de Estudos de Pessoal (CEP), o Simpósio proporciona contato com o que há de mais atualizado acerca do pensamento estratégico. “Trouxemos nossas dúvidas para tirar diretamente com o órgão gestor, para depois transmitirmos para os alunos e melhorar o sistema como um todo”.  

Para o Capitão-de-Fragata Fábio Cândido, do Centro de Comunicação Social da Marinha, o evento é essencial por tratar de alinhamento de discursos e narrativas com base em objetivos institucionais. “Por estarmos juntos do Exército em diversas missões, é importante saber um pouco da cultura da Força e como sua estratégia se processa, alinhando discursos desde o nível político até o operacional, tático e estratégico”.

Vice-Chefe da Comunicação Social do Ministério da Defesa, o Capitão de Mar-e-Guerra Cléber Ribeiro também ressaltou a relevância do Simpósio. “É importante pela interoperabilidade, pela integração entre as Forças, pela  oportunidade de aquisição de conhecimento”. O Chefe da Divisão de Apoio à Comunicação do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Tenente-Coronel Almeida, frisou a possibilidade de poder aplicar no evento o chamado benchmarking, que consiste em absorver, para uma instituição, o que uma outra apresenta de melhor. “Participar do Simpósio de Comunicação Social possibilita agregar conhecimento”.

Programação
Ao longo de três dias, chefes de divisões do CCOMSEx conduziram apresentações e debates em torno da visão estratégica da comunicação social institucional e o fortalecimento do SISCOMSEx; as atividades de produção, divulgação e marketing no Exército; o relacionamento da instituição com a imprensa; e as atividades da Agência Verde-Oliva.

Também foram apresentados temas como as ações do Comando de Operações Terrestres (COTER) em prol da comunicação estratégica, apresentadas pelo General de Divisão André Luis Novaes, do COTER; e a política de informação do Exército e comunicação estratégica na visão do Estado-Maior do Exército (EME), apresentado pelo General de Divisão Sérgio Schwingel, da 2ª Subchefia do EME. A última apresentação da programação, sobre a comunicação social do Exército Brasileiro, foi conduzida pelo Chefe do CCOMSEx, General de Divisão Richard Fernandez Nunes. O último ato do evento foi uma apresentação relativa aos 40 anos do CCOMSEx, conduzida pelo chefe da Divisão de Planejamento e Gestão do Centro, Coronel Alves da Costa.

O Simpósio contou ainda com apresentações de palestrantes convidados, como o Procurador de Justiça José Eduardo Sabo, do Ministério Público do Distrito Federal; o professor Victor Laus, da UCB, que discorreu sobre a visão do meio acadêmico acerca da comunicação estratégica; e o jornalista Valteno Oliveira, da TV Bandeirantes, que apresentou o papel da mídia na Comunicação Estratégica.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército