Colégio Militar realiza 1° Concurso Completo de Equitação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 mar 2021
Crédito: Sr Wellington

Rio de Janeiro (RJ) – Ocorreu no dia 13 de março, no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), o Primeiro Concurso Completo de Equitação (CCE) promovido pelo Esquadrão de Cavalaria.

O CCE é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre. A competição é dividida em três provas – Adestramento, Cross-country e Salto – que foram realizadas excepcionalmente durante todo o dia 13, diferentemente de como acontece numa olimpíada onde são realizadas em dias consecutivos.

Participaram da competição alunos do Colégio, Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e alguns convidados civis. Todos praticantes desse esporte que é uma importante mostra da capacidade do conjunto competir em três diferentes disciplinas distintas entre si, e num curto espaço de tempo, o que exige muito preparo físico e técnico.

Na primeira prova a ser cumprida, o Adestramento, os atletas efetuarem determinados movimentos (figuras) de diferentes graus de dificuldade mostrando entrosamento e equilíbrio.

Na sequência, o Cross-country, eles percorreram um percurso externo, com obstáculos inspirados no campo, mas sempre com um alto grau de dificuldade.

Na terceira e última prova do CCE, o Salto, os competidores precisavam transpor obstáculos móveis de diferentes alturas mostrando controle e precisão. O objetivo da prova é mostrar que depois da exigente prova de Cross-Country o animal continua com energia, resistência e obediente ao comando do cavaleiro.

Ao final do 1° CCE, os cavaleiros do CMRJ destacaram-se perante os demais conquistando vários prêmios que foram entregues pelo Comandante do Colégio, Sr Coronel Isaias Martins Junior e pelos organizadores da competição, Coronel R1 Costa e Cap Marcos Osório, Comandante do Esquadrão de Cavalaria.