Brigada apoia governo de Rondônia no translado de pacientes com covid-19

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 mar 2021

Porto Velho (RO) – No dia 5 de março, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) apoiou o estado de Rondônia na transferência de pacientes acometidos por covid-19 para outras unidades federativas. A ação segue determinação do Comando Militar da Amazônia (CMA) no contexto do enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

O apoio à Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU) consistiu no translado aéreo de 16 pacientes para o Rio de janeiro (RJ), com o propósito foi desafogar a pressão sobre o sistema de saúde local, haja vista o aumento exponencial do número de casos ativos e internações nos 52 municípios de Rondônia.

Nesta operação, a 17ª Bda Inf Sl empregou militares da área de saúde e ambulâncias para transportar pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul para a Base Aérea (ALA 6), da Força Aérea Brasileira (FAB). Após serem realizados os protocolos da SESAU, os pacientes embarcaram em aeronave militar da FAB, e seguiram para o Rio de Janeiroi, sob coordenaçào previa do Ministério da Saúde.

Fonte: 17ª Brigada de Infantaria de Selva