5ª Região Militar recebe sargento da primeira turma de mulheres Técnicas em Enfermagem da EsIE

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 mar 2021
Crédito: Sd Giovanne

Curitiba (PR) – A 5ª Região Militar (5ª RM), por meio da Base de Administração e Apoio, recebeu neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a 1º Sargento Simone, Técnica em Enfermagem proveniente da então Escola de Instrução Especializada (EsIE).

A Sargento Simone foi transferida do Rio de Janeiro para Curitiba onde desempenhará funções na Inspetoria de Saúde. Militar de carreira, ingressou no Exército Brasileiro em 2002 por meio do concurso para a primeira turma aberta ao corpo feminino para técnicas em enfermagem, quando ingressaram 20 mulheres.

Após a conclusão do curso atuou tanto em tropa quanto em hospitais. Além disso, ajudou a formar outras turmas na Escola onde ingressou, sendo instrutora entre os anos de 2007 e 2009. Atuou, também, durante as Olimpíadas do Rio em 2016; passou pelo Hospital Militar de Área de Porto Alegre (RS); serviu no 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve e Hospital de Guarnição de Juiz de Fora (MG) e Hospital da Vila Militar do Rio de Janeiro (RJ).

Sua maior motivação para prestar o concurso na época foi a novidade de o Exército proporcionar às mulheres oportunidade de seguir carreira na área de Saúde. O incentivo da família foi primordial, uma vez que seu esposo é militar de carreira. Seguindo a carreira militar e realizando os cursos de habilitação, ela poderá alcançar o posto de Capitão. Simone é natural da cidade do Rio de Janeiro e é mãe de um filho de 10 anos.

Fonte: 5ª Região Militar