Batalhão inicia Curso Básico de Montanhismo em São João Del Rey (MG)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 mar 2021
Crédito: Sd Bernardino

São João Del-Rei (MG) – No dia 26 de fevereiro, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth) do Exército Brasileiro, por intermédio de seu Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOpMth), iniciou a condução do Curso Básico de Montanhismo. Um efetivo de 30 alunos participa do curso, dentre oficiais e sargentos de todas as unidades da Brigada de Montanha, da Brigada Paraquedista, da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Sargentos das Armas, além de três militares da Marinha do Brasil e dois do Exército dos Estados Unidos da América.

Como primeiro evento, o Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), General de Brigada João Felipe Dias Alves, ministrou a aula inaugural, quando destacou a visão de futuro da Brigada de Montanha e a importância do militar montanhista nesse contexto.

No dia 1º de março, foram iniciadas as atividades curriculares com o cerimonial de entrada no curso, momento em que foram observadas as condições de aprestamento do material e do armamento individual. Em seguida, o turno de alunos foi formalmente apresentado ao Regimento Tiradentes durante a formatura matinal da organização militar.

O curso tem duração de seis semanas, sendo a fase de orientação a primeira etapa. Seu objetivo é formar o militar “Guia de Cordada”, que conduz equipes de escaladores por vias de difícil acesso e de elevado grau de dificuldade, além de equipar as vias para o escalador militar ultrapassá-las. O 11º BI Mth dedica-se ao montanhismo militar há 41 anos e é a única grande unidade vocacionada a atuar no ambiente operacional de montanha.

Fonte: 11º BI Mth