Diretória de Saúde comemora 213 anos de existência

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 fev 2021
Crédito: Ten Cuozzo

Brasília (DF) – Mais antiga diretoria do Exército, a Diretoria de Saúde (D Sau) completou, no dia 9 de fevereiro, 213 anos. Sua origem se deu com a chegada da família real ao Brasil, tendo sido criada por meio de Decreto Regencial em 9 de fevereiro de 1808 por Dom João, então Príncipe Regente. À época, esteve à frente da diretoria o Frei Custódio de Campos Oliveira, Cirurgião-Mor dos Exércitos e Armada Reais em todos os domínios ultramarinos, que, apesar das dificuldades dos desafios das terras brasileiras, estruturou o Corpo de Saúde, atuando para o aprimoramento do seu desempenho e a prestação da assistência em saúde por todo o Brasil.

Até o presente momento, 39 Diretores já passaram pela D Sau, ajudando a construir a história da Diretoria e do Serviço de Saúde do Exército, superando dificuldades e desafios próprios de cada época. A situação não é diferente para a atual direção, que, hoje, se depara com a pandemia da covid-19, o que veio exigir dos integrantes do Serviço de Saúde sua atuação em “combate” real, demandando-lhes o emprego diuturno de conhecimento técnico e equilíbrio emocional para estender a mão amiga, dando o melhor de si e ofertando tratamento de qualidade e bem-estar a todos os beneficiários necessitados, acometidos por essa doença.

É nesse contexto que o Departamento-Geral do Pessoal (DGP) parabeniza a D Sau e todos os seus integrantes pela dedicação, superação e coragem frente a todas as adversidades e cuidado no cumprimento da missão de cuidar da saúde da dimensão humana da Força.

Fonte: DGP