Centro de Avaliações do Exército recebe visita de presidente do INMETRO

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 jan 2021
Crédito: Sd da Souza

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) recebeu, em 15 de janeiro, a visita do Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, e comitiva. Na oportunidade, foram debatidos temas relativos ao desenvolvimento do Programa de Acreditação de Organismo de Avaliação de Conformidade (OAC) pelo INMETRO. O objetivo do programa é atender à nova sistemática de avaliação da conformidade de Produtos Controlados pelo Exército (PCE). A visita foi conduzida pelo Chefe do CAEx, General de Brigada Juraci Ferreira Galdino.

Na ocasião, foi realizada uma reunião de coordenação que contou também com a participação do Chefe da Divisão de Avaliação de Material (DAM) do CAEx, do Diretor de Metrologia Científica e Tecnologia e do Diretor de Avaliação da Conformidade, ambos do INMETRO. A Portaria nº 189-EME, de 18 Ago 20, que aprova as Normas Reguladoras dos Processos de Avaliação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE), criou a possibilidade do Comando do Exército designar OAC para realização da avaliação de conformidade de PCE, permitindo assim atender com celeridade a crescente demanda desse serviço especializado que hoje é realizado somente pelo CAEx. Entretanto, para que esta designação seja efetivada é necessário que os OAC estejam acreditados pelo INMETRO no escopo dos ensaios prescritos pela Base Normativa adotada pelo Comando do Exército.

O INMETRO é responsável pelo desenvolvimento de Programas de Acreditação de OAC, mas devido à especialização do CAEx na atividade de avaliação de protótipo de PCE, combinada com a natureza singular dos produtos controlados, o Instituto vislumbrou como fator crítico de sucesso nesse empreendimento a colaboração do Centro, pois seus conhecimentos e experiências adquiridos ao longo de quatro décadas de avaliação de protótipo de PCE são indispensáveis e essenciais no planejamento e implementação do programa pretendido.

Fonte: CAEx