Passagem de Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 04 jan 2021

Porto Velho (RO) – No dia 11 de dezembro de 2020, no Quartel-General da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), ocorreu a solenidade de Passagem de Comando da Brigada Príncipe da Beira do General de Brigada Luciano Batista de Lima, Comandante sucedido, ao General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, Comandante sucessor. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, acompanhado do General de Divisão Edson Skora Rosty, Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM) e do General de Divisão Omar Zendim, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA. No evento estiveram presentes ainda, o Estado-Maior e Comandantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) e Vinculadas da 17ª Bda Inf Sl.

A solenidade de Passagem de Comando e transmissão do cargo de Comandante da 17ª Bda Inf Sl, ocorrida no pátio interno do Quartel-General, iniciou com a entrega da Medalha do Serviço Amazônico com passador de Bronze, entregue pelo Gen Ex Theophilo ao Gen Lima. Em seguida, ocorreu o descerramento do retrato do Gen Lima, que comporá a Galeria de Retratos dos Comandantes da 17ª Bda Inf Sl. Na ocasião, o Gen Lima recebeu do seu Adjunto de Comando, Subtenente Douglas, a Bandeira-insígnia de Comandante da 17ª Bda Inf Sl, a qual foi hasteada durante o todo seu comando a frente do Quartel-General da Brigada Príncipe da Beira.

Seguindo a cerimônia, o Gen Lima apresentou suas despedidas, seguida da leitura da Referência Elogiosa consignada pelo Comandante do Comando Militar da Amazônia, da leitura do Curriculum Vitae do Gen Jorge e culminando com a transmissão do cargo de Comandante da 17ª Bda Inf Sl. Ao final, os Oficiais do Estado-Maior e comandantes das OMDS e Vinculadas perfilaram na saída do Corpo da Guarda a fim de prestarem sua última homenagem ao Gen Lima.

A solenidade foi extremamente restritiva, abrangendo apenas os militares diretamente envolvidos na cerimônia, sem a presença de convidados e da imprensa local. A atividade seguiu as Diretrizes do Comandante do Exército, dos Órgãos de Direção Setorial e Comando de Operações Terrestre (COTER), para a prevenção e combate à pandemia atual e manutenção do nível de prontidão e operacionalidade da Força Terrestre, norteada pela objetividade, concisão e simplicidade e obedecendo aos critérios de precaução ao contágio da COVID-19. Com isso, a cerimônia de Passagem de Comando foi transmitida ao vivo no link https://linktr.ee/17BRIGADA, inclusive estando disponível na página do Youtube da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

Fonte: 17ª Bda Inf Sl