Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados disponibiliza nova ferramenta para emissão de Nada Consta

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 dez 2020

Brasília (DF) - A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) tem buscado, de forma contínua, desenvolver novas ferramentas de serviços digitais que contribuam para a melhoria do atendimento ao usuário. Em outubro deste ano, foi disponibilizada uma nova ferramenta integrada ao Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp), nominada Application Programming Interface (API), para a verificação de antecedentes criminais de pessoa física.

Com a nova ferramenta, o usuário do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) não precisará emitir a Certidão de Antecedentes Criminais junto à Polícia Federal para obter o Certificado de Registro (CR).  Acompanhando toda a evolução digital empregada na criação do SisGCorp, a API de Antecedentes Criminais é um WebService que gera automaticamente o documento que vale como Nada Consta, ou seja, para os serviços integrados à API, não será mais necessária a apresentação e/ou o upload da certidão pelo cidadão, tendo em vista que as informações serão geradas automaticamente por meio do Webservice.

A integração também simplifica atividades administrativas do governo, uma vez que não será necessária a validação da certidão pelo atendente do serviço. A integração dos serviços oferecidos pelo SisGCorp para o Certificado de Registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador à API de Antecedentes Criminais é o primeiro projeto a validar a interoperabilidade do Webservice.

Os órgãos envolvidos nesse processo são o Comando do Exército, responsável por fornecer informações de produtos e atividades controladas, e o Departamento de Polícia Federal, gestor da API de Certificado de Antecedentes Criminais.

Saiba Mais

O SisGCorp é uma solução de governança adotada pelo Exército Brasileiro, por meio da DFPC e com o apoio do Comando Logístico (COLOG), que compreende a informatização de processos finalísticos, gerenciais e de apoio utilizados pelos usuários do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados. Acesse nossa página e conheça todos os demais serviços pelo endereço: www.dfpc.eb.mil.br 

 

Fonte: DFPC


Fonte:DFPC