Em São Borja (RS), 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado revitaliza monumento na Praça da Cruz Grande

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 dez 2020
Crédito: Cb Vinicius

São Borja (RS) – No dia 23 de dezembro, o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC Mec), Regimento João Manoel, realizou a cerimônia de troca e benção da nova "Cruz Grande", conduzida pelo pároco de São Borja, Padre Walter. A nova cruz foi construída pelos militares do Pelotão de Serviços Gerais do Regimento, para fazer parte das comemorações da semana de Natal.

O sítio histórico da Praça da Cruz Grande marca o local onde ocorreu, em 10 de junho de 1865, a Batalha de Resistência de São Borja, entre o 1º Corpo de Voluntários da Pátria, comandados pelo então Coronel João Manoel Menna Barreto (Patrono do 2º RC Mec) e as tropas do paraguaio Francisco Solano López, comandadas pelo Tenente-Coronel Antônio de La Cruz Estigarríbia.

A primeira Cruz Grande foi colocada no local atual pelos oficiais do então 6º Regimento de Cavalaria Ligeira (1ª Denominação do 2º RC Mec) no ano de 1900, em homenagem aos aludidos heróis da Batalha de Resistência.

A cruz que foi retirada será instalada no “Capão dos Voluntários”, local onde o 1º Corpo de Voluntários da Pátria estava acampado e de onde partiu em defesa da então Vila de São Borja.