Salto de amostragem técnica na aeronave KC-390 Millenium por oficiais-generais

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 dez 2020
Crédito: 2º Ten Ferrentini

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 15 de dezembro, uma aeronave KC-390 Millennium, nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea dos Afonsos na Zona Oeste da capital fluminense, para, sob coordenação da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), cumprir uma missão inédita, a realização do salto por oficiais-generais, pela primeira vez na aeronave. O que ocorreu na zona de lançamento dos Afonsos.

O KC-390 Millennium foi desenvolvido em uma parceria entre a FAB e a Embraer e é considerado o maior avião militar produzido no Brasil. A aeronave foi incorporada há pouco mais de um ano à FAB para o cumprimento de diversas missões e desde o dia 12 de dezembro foi acrescentado às suas capacidades o salto aeroterrestre.

O Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, logo após a sua aterragem, falou sobre as suas impressões a respeito na aeronave: “Nós estamos fazendo um salto de confirmação da aeronave, chamamos de amostragem técnica do salto. Estamos saltando com os paraquedistas que estão sendo credenciados para a Operação Culminating que será realizada nós Estados Unidos da América. São poucos os paraquedistas que saltaram dessa aeronave e eu me sinto privilegiado. O salto foi de porta, como saltávamos do C-130 Hércules, porém a porta tem um defletor que o salto parece como o de rampa. A gente não sente muito vento e não precisa empurrar a porta. Você realiza o salto com muito mais emoção”.

Também realizaram o salto, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante da Bda Inf Pqdt, General de Brigada Helder de Freitas Braga, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Eduardo Tavares Martins e outros oficiais-generais convidados.

Fonte: CML