4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha realiza exercício de adestramento avançado em Minas Gerais

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 nov 2020
Crédito: 4ª Bda Inf L Mth

Descoberto (MG) – Entre os dias 18 e 25 de novembro, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) executou a Operação Diedro, um exercício de adestramento em ambiente operacional de montanha, entre as cidades de Descoberto e Astolfo Dutra, no estado de Minas Gerais. A área de operações compreende a região das serras do Relógio, do Descoberto e de Boa Vista, com altitudes variando de 950 a 1.400 metros.

Na operação, a "Brigada de Montanha" empregou 1.250 militares e 174 viaturas. Os 4 Batalhões de Infantaria de Montanha realizaram um ataque coordenado, empregando a infiltração como forma de manobra, para transpor as serras da área de operações e obter o efeito surpresa no enfrentamento das posições inimigas. No exercício, foi possível adestrar, ainda, os sistemas de apoio de fogo e de comando e controle, bem como atestar a eficiência logística da brigada.

Com esse exercício, a Grande Unidade concluiu com êxito o ciclo de adestramento avançado, em que executou todas as atividades previstas no Programa de Instrução Militar do Comando de Operações Terrestres (COTER) para 2020.

Cabe ressaltar que todo o efetivo participante realizou previamente o teste para COVID-19, assim como foram observados os protocolos de segurança previstos no combate à pandemia em curso. Diante da atual conjuntura sanitária, também foi realizada uma ação cívico-social (ACISO) nos municípios mineiros de Guarani, São João Nepomuceno, Descoberto e Astolfo Dutra com a descontaminação de áreas públicas com grande fluxo de pessoas e a capacitação de agentes públicos municipais das áreas de saúde e sanitária.

Fonte: 4ª Bda Inf L Mth