Primeira visita de inspeção do Subcomandante de Operações Terrestres

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 nov 2020
Crédito: Ten Rosso e Sd Slusarz

Ponta Grossa (PR) – Nos dias 17 e 18 de novembro, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) recebeu a visita do Subcomandante de Operações Terrestres (COTER), o General de Divisão André Luis Novaes Miranda. O Comandante da 5 ª Divisão de Exército, General de Divisão José Russo Assumpção Penteado, e o General Novaes acompanharam uma palestra do Comandante da 5ª Bda C Bld, General de Brigada Sergio Manoel Martins Pereira Junior. A palestra abrangeu as capacidades da brigada e suas missões para o ano de 2021 – com ênfase na preparação de sua Força de Prontidão (FORPRON).
Além do Comando da Brigada, o General Novaes visitou o 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB) e o 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC), organizações militares sediadas na guarnição de Ponta Grossa. No 13º BIB, o Subcomandante do COTER assistiu uma apresentação da 1ª Companhia de Fuzileiros Blindada, tropa componente e certificada da FORPRON/5ªBda C Bld. Já o 3º RCC preparou uma apresentação dos meios blindados e logísticos de uma Força Tarefa (FT) RCC.
Para o General Novaes, a 5ª Bda C Bld é de grande importância operacional no cenário nacional do Exército Brasileiro, por ser uma das seis Brigadas estratégicas para o COTER. “Essa Brigada é aquela que decidirá o combate. Esse ano ela teve um pioneirismo na certificação da FORPRON e para os próximos anos visualizamos que o preparo e capacitação dela só tende a melhorar”, enfatizou o Subcomandante do COTER.

Fonte: 5ª Bda C Bld