Atuação das Unidades da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada na Operação Vitória

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 nov 2020
Crédito: 19º BI Mtz

Bagé (RS) – Entre os dias 5 e 10 de novembro, o  19º  e o 9º Batalhões de Infantaria Motorizado foram responsáveis por compor o dispositivo defensivo planejado pela 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz), nas ações da Operação Vitória. Os Batalhões desdobraram no terreno duas subunidades de fuzileiros, com a finalidade de deter o avanço da tropa oponente, em uma missão típica da arma de Infantaria.

O 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou a ocupação de um posto avançado de combate, com a finalidade de proporcionar o alerta oportuno do avanço da tropa oponente, missão típica da arma de Cavalaria. Já o 18º Batalhão de Infantaria Motorizado integrou a tropa em reserva, desdobrando no terreno duas subunidades de fuzileiros, com a finalidade de realizar contra-ataques para restabelecer o dispositivo defensivo, em caso de ataques bem sucedidos da tropa oponente, em toda a zona de ação da Brigada. O 8º Batalhão Logístico, por sua vez, montou uma Base Logística de Brigada, para apoiar a tropa, nas diversas funções logísticas, tais como manutenção, suprimentos e saúde.

O 6º Grupo de Artilharia de Campanha apresentou no exercício uma bateria de artilharia, capaz de apoiar pelo fogo toda a frente ocupada pelas unidades em contato com o inimigo, com a função de desorganizar e desgastar o adversário em seu avanço, facilitando as ações de defesa.

As ações desempenhadas pelas unidades no exercício serviram para concluir o adestramento alcançado no ano de 2020.

Fonte: 8ª Bda Inf Mtz