Exército Brasileiro celebra os 160 anos de história do Departamento-Geral do Pessoal em prol da família militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 out 2020
Crédito: 3º Sgt Renata Viriato

Brasília (DF) – No dia 27 de outubro, foi celebrada a passagem dos 160 anos do Departamento-Geral do Pessoal (DGP) do Exército Brasileiro. Trajetória formada por uma história de trabalhos e ações desenvolvidas em proveito da dimensão humana e do fortalecimento da operacionalidade da Força Terrestre, construída por pessoas que fizeram e fazem parte do departamento.

Foi com este espírito de pertencimento e reconhecimento aos bons serviços prestados ao Exército e ao País, que ocorreu, em 26 de outubro, no Teatro Pedro Calmon, em Brasília (DF), uma cerimônia em comemoração aos 160 anos do DGP, alusiva à data.

A atividade foi presidida pelo Chefe do DGP, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, estando presentes os oficiais-generais das diretorias e assessorias subordinadas ao departamento, bem como uma representação significativa de militares integrantes do Órgão de Direção Setorial

Aos presentes, o Chefe do DGP apresentou um histórico do departamento, desde sua criação até a atual configuração, e as principais missões atuais das diretorias e assessorias componentes, destacando a importância e o desafio de conduzir a dimensão humana do Exército Brasileiro, gerir vidas, cuidar da família militar, bem como preservar os direitos e deveres dos militares, buscando sempre elevar a operacionalidade da Força Terrestre.

Ao longo de 2020, serão realizadas outras atividades para marcar os 160 anos do DGP, como concurso de tiro, culto ecumênico, dentre outras ações.

A criação do DGP

Em 27 de outubro de 1860, foi criada a Diretoria-Geral do Pessoal, também chamada Repartição do Ajudante-General, vinculada à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, tendo como Diretor Geral o Tenente-General Manoel da Fonseca Lima e Silva, o Barão de Suruhy. Confira a história do DGP no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=QNn-2nZ2Chk&feature=youtu.be

 

 

Fonte: DGP