Encerramento das atividades do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado na Operação Ágata 2020

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 out 2020

Santa Rosa (RS) – O 19º Regimento de Cavalaria participou da Operação Ágata, que teve como objetivo conduzir operações militares repressivas, na Faixa de Fronteira, entre os municípios de Alecrim (RS) e Iraí (RS), durante os dias 5 a 9 de outubro, em coordenação com os órgãos de segurança pública (federais, estaduais e municipais), bem como com outros órgãos civis. A finalidade foi contribuir para a redução de crimes transnacionais e ambientais na Faixa de Fronteira, intensificando a presença do Estado na região.

Durante a operação, o 19º RC Mec estabeleceu barreiras em rodovias estaduais e federais, na região noroeste do Rio Grande do Sul, com o apoio dos órgãos de segurança pública. Ao todo, foram vistoriados 2317 veículos leves, 527 caminhões, 219 motos e 318 ônibus/vans. Foram interceptadas pequenas quantidades de drogas e mercadorias sem nota fiscal, no valor estimado de R$ 240.000,00.

Também foram realizadas ações cívico-sociais (ACISO) nas cidades gaúchas de Porto Mauá, Iraí e Seberi, sendo atendidas cerca de 10.000 pessoas nas diversas atividades desenvolvidas, como: distribuição de panfletos de orientação à população sobre a COVID-19, descontaminação de postos de saúde e hospitais, assim como limpeza, desinfecção e pintura de escolas.

Fonte: 19º RC Mec