2º Batalhão Ferroviário realiza Estágio de Explosivos e Desminagem para sargentos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 out 2020
Crédito: Sd Marlon Freitas

Araguari (MG) – O Centro de Instrução de Engenharia do 2º Batalhão Ferroviário (CI Eng/2º B Fv) ministrou o Estágio de Explosivos e Desminagem em sua fase presencial, no período de 31 de agosto a 25 de setembro, sob gestão do Departamento de Engenharia e Construção e orientação técnico-pedagógica da Diretoria de Educação Técnica Militar. Foram capacitados 10 sargentos da Arma de Engenharia, oriundos de diversas Organizações Militares do Exército Brasileiro.

O estágio é o resultado da evolução do extinto Estágio de Desminagem, com o acréscimo de novas disciplinas, dentre as quais destacam-se: Identificação e Neutralização de Munições e Artefatos Explosivos Improvisados, Operação de Limpeza de Vias, Emprego de Robôs e Ferramentas Remotas, além de Destruição de Múltiplas Munições.

O Estágio de Explosivos e Desminagem para sargentos prepara militares para o emprego de explosivos, equipamentos e materiais destinados à desminagem, demolições e neutralização de artefatos explosivos convencionais ou improvisados, exercendo funções de chefia de equipes e assessoramentos especializados e capacitando os militares da Arma de Engenharia para cumprirem missões EOD (Explosive Ordnance Disposal) referente ao nível 2 (EOD 2). Tal especialização atende às atuais necessidades do Exército Brasileiro concernentes ao cumprimento desse tipo de missão, tanto no território nacional quanto em missões internacionais.

Fonte: 2º B Fv