Comemoração do Dia do Soldado no Comando Militar do Norte exalta a memória do Patrono do Exército Brasileiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 ago 2020

Belém (PA) – No dia 21 de agosto, o Comando Militar do Norte (CMN) celebrou uma das datas mais importantes do Exército Brasileiro, o Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de agosto. Foi realizada uma formatura cívico-militar alusiva à data no Quartel-General Integrado do CMN, na capital paraense.

Durante a cerimônia, ocorreu a entrega das seguintes condecorações: Medalha da Ordem do Mérito Militar, Medalha do Pacificador, Medalha Exército Brasileiro e Medalha Sargento Max Wolf Filho, concedidas a civis e militares como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados. A solenidade foi restrita, em razão da COVID-19, e todos os protocolos sanitários foram seguidos.

O Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, leu a Ordem do Dia em alusão ao Dia do Soldado, na qual foi exaltado o Patrono do Exército, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, exemplo de militar e Soldado para todos os integrantes do Exército Brasileiro.

Participaram da cerimônia o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, o Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Maurílio Miranda Ribeiro, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, o Adido Militar do Exército Francês, Coronel Charles Eugene Orlianges, além de demais autoridades civis.

 

"O Pacificador"

O Exército Brasileiro comemora a data em homenagem ao nascimento de seu Patrono. O Duque de Caxias foi um chefe militar íntegro e guerreiro, justo e bondoso, além de um estadista exemplar. Ele lutou pela consolidação da independência, pacificou conflitos internos e externos, sendo conhecido pelos seus feitos como “O Pacificador”. Em sua frase mais famosa, na Campanha da Tríplice Aliança, exaltou sua luta pelo País: “Sigam-me os que forem brasileiros!"

Fonte: CMN