2ª Divisão de Exército conduz exercício no terreno com enfoque no apoio de fogo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 ago 2020
Crédito: Cb Johnata, Sd Santana e Sd Giovanne

São Paulo (SP) – A 2ª Divisão de Exército (2ª DE) encerrou, no dia 18 de agosto, as ações operacionais do Exercício Santa Bárbara 2020, um adestramento avançado da função de combate fogos. Cerca de 500 militares participaram das atividades no Campo de Instrução General Moacyr Araújo Lopes (CIGMAL) da Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações (MG), durante 4 dias. O objetivo do exercício foi adestrar os estados-maiores no planejamento e na coordenação das funções de combate e a tropa no apoio de fogo.

O 12° Grupo de Artilharia de Campanha atirou com seu obuseiro 155 mm M114 AR, o maior calibre do Comando Militar do Sudeste. Já o 2° e o 20° Grupos de Artilharia de Campanha Leve atiraram com os obuseiros Oto Melara 105 mm e com os morteiros pesados 120 mm. O 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado também se adestrou com seus morteiros.

Num primeiro momento, no dia 16 de agosto, o tiro ocorreu num contexto de treinamento da Escola de Fogo. Na noite de 17 de agosto, o Exercício Santa Bárbara entrou em sua fase final. As unidades de Artilharia e o 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado realizaram disparos noturnos em um ambiente simulado de manobra ofensiva. A Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército coordenou o apoio de fogo das unidades participantes do exercício.

Na tarde de 18 de agosto, o comando da Divisão e a Artilharia Divisionária da 5ª DE conduziram uma reunião de análise pós-ação do exercício, com a presença dos Comandantes de unidade e dos Chefes das Seções de Operações, com o objetivo de consolidar os ensinamentos colhidos no adestramento.

Fonte: 2ª DE