Diretoria de Material inaugura Núcleo do Escritório de Gestão da Manutenção na “Capital dos Blindados”

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 jul 2020
Crédito: Sd Marques

Santa Maria (RS) – No dia 15 de julho, foram inauguradas as instalações do Núcleo do Escritório da Diretoria de Material, estabelecido provisoriamente nas dependências do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar. O Escritório de Gestão da Manutenção, que será chefiado pelo Coronel André Luis Ferreira Nogueira, irá contar, num primeiro momento, com 11 integrantes, que estão encarregados de aperfeiçoar e desenvolver estudos e projetos para validar as informações logísticas, atuando, assim, na gestão dos sistemas e dos materiais de emprego militar das classes de motomecanização e armamento. Atualmente, a Diretoria de Material (D Mat) é responsável pela manutenção de 26 mil veículos do Exército em todo território nacional e a nova unidade é parte do escritório, localizado em Brasília (DF).

A "Capital dos Blindados" foi escolhida por apresentar um ambiente adequado que possibilita a evolução tecnológica. A Guarnição de Santa Maria é considerada a maior usuária de material de emprego convencional do Comando Militar do Sul (CMS) e também representa um importante pólo de interação com o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) e com o Centro de Adestramento Sul (CA-Sul). Essas Organizações Militares são importantes ilhas de excelência e de modernidade na Força Terrestre.

Outro motivo é a parceria já existente entre o Exército Brasileiro e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como a interação já conquistada com as empresas locais e regionais. “Com a implantação do escritório em Santa Maria, será possível obter e realizar a troca de informações para o aperfeiçoamento tecnológico, proporcionando uma melhor disponibilidade de material a tropa e um melhor equipamento ao nosso Soldado. Buscamos um nível de interação que nos permita gerenciar melhor o ciclo de vida dos materiais, provendo sua adequada manutenção”, salienta o General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, Diretor de Material.

Na oportunidade, prestigiaram a atividade o Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade, o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes, o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Riyuzo Ikeda, além de demais autoridades civis e militares.

Com a instalação do núcleo, será possível aperfeiçoar a atuação da D Mat e obter um ganho logístico voltado para o trabalho de manutenção, com foco na manutenção preventiva, tanto de viaturas, como equipamentos e armamento. 

Fonte: Pq R Mnt/3