Celebração do Dia de Corpus Christi

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 jun 2020
Crédito: CB S. Cruz

Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã do dia 11 de junho, por iniciativa da Capelania do Hospital Central do Exército, foi realizada a celebração do Dia de Corpus Christi.

A expressão Corpus Christi vem do latim. Traduzindo para o português, significa “Corpo de Cristo”. Assim como o nome sugere, a festa foi criada em referência ao sacramento da eucaristia que é o memorial da última ceia, onde se cumpre a ordem de Cristo de celebrá-la para rememorar e anunciar a sua paixão, morte e ressurreição até que ele venha no último dia para julgar vivos e mortos.

Os católicos acreditam que, durante a Eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, ou seja, que após serem consagrados pelo sacerdote, o pão e o vinho tornam-se em essência no orcpo e no sangue de Jesus Cristo. “Isto é o meu corpo, tomai e comei, isto é o meu sangue, tomai e bebei, fazei isso para celebrar a minha memória” (Lc 22, 19).

Corpus Christi é comemorado exatamente 60 dias após a Páscoa e deve acontecer em uma quinta-feira. Essa obrigatoriedade é uma referência à última ceia, que aconteceu também em uma quinta. Um marco importante para se definir a data de Corpus Christi é o Domingo da Santíssima Trindade, que acontece oito semanas depois da Páscoa. Na quinta, após o Domingo da Santíssima Trindade, é fixada a data de Corpus Christi.

A festa de Corpus Christi é celebrada por católicos e por algumas igrejas anglicanas, mas não faz parte do calendário religioso de cristãos ortodoxos e outras igrejas cristãs.

No entanto, devido ao momento difícil de crise sanitária que estamos vivendo, a Capelania do HCE, composta pelos segmentos Católico e Evangélico, se uniu e realizou um ato ecumênico implorando a Deus proteção, o fim da crise sanitária, a fortaleza aos baixados, o repouso eterno aos mortos, a consolação às famílias enlutadas e bênçãos a todo Time HCE.

Após o ato ecumênico, com a bênção pastoral do Capelão Pastor, houve, com alusão ao dia litúrgico Católico da Festa de Corpus Christi, a benção solene do Santíssimo Sacramento, ministrada pelo Capelão Padre, segundo rito próprio e translado em procissão até a capela, finalizando, desse modo, o ato.

A celebração, que contou com a presença do General de Brigada Médico José Oiticica Moreira, Diretor do HCE, e do 1º Sargento Rafael Diniz Gomes, Adjunto de Comando do HCE, foi transmitida ao vivo pelo Faceboock da Capelania, para que todos pudessem acompanhar o culto ecumênico sem a necessidade de aglomerações.

Fonte: HCE