Centro conduz estudos sobre os impactos da pandemia na educação militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 mai 2020
Crédito: Maj Rodrigues

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) realiza pesquisa do interesse do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), buscando estudar os impactos da atual pandemia da COVID-19 para a educação nos Estabelecimentos de Ensino Militar. Com o intuito de vencer os desafios impostos ao ensino, o CEP/FDC vem coletando experiências e boas práticas que estão sendo adotadas nas escolas militares por meio de entrevistas e debates junto aos diretores, profissionais da área de tecnologia, além de professores e alunos que tem vivenciado diariamente as peculiaridades causadas pelo coronavirus.

Em 12 de maio, foi conduzido um painel por videoconferência com o especialista em Ciências Militares, o Coronel Alessandro Visacro, oficial de ligação do Centro de Armas Combinadas nos Estados Unidos; o Professor Doutor do King’s College London, Vinicius Mariano de Carvalho; e a Professora Doutora, especialista em mídia para educação, pedagoga Débora Duran. Com a finalidade de iniciar os debates e abrir o espaço do CEP/FDC para o levantamento de dúvidas e colaborações sobre o assunto, o evento está alinhado com as necessidades de discentes e docentes do ensino militar.

Em entrevistas com Diretores de Estabelecimentos de Ensino, o CEP incorpora as experiências conquistadas, como explica o Coronel Mauricio Avelar Tinoco, Comandante do Centro de Idiomas do Exército. “Na minha experiência como Diretor de Ensino, fui obrigado a encarar um novo desafio, concluindo os estágios em uma modalidade à distância, já que a característica principal do ensino no Centro é a imersão total no idioma. Mas, paralelamente, capacitamos, também, nosso corpo docente para operar o ambiente virtual de ensino”, afirmou o Cel Tinoco.

 

CEP/FDC prepara seminário para outubro

No mês de outubro deste ano, o CEP/FDC pretende consolidar o estudo atual em um seminário para apresentar as conclusões alcançadas, por meio das experiências obtidas em entrevistas, debates e painéis, proporcionando ampla divulgação dos ensinamentos adquiridos em proveito do Sistema de Educação e Cultura do Exército.

Fonte: CEP/FDC