Nova etapa da Operação de Descontaminação no hospital

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 mai 2020
Crédito: Sd G. Martins

Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã do dia 6 de maio de 2020, o Hospital Central do Exército (HCE) recebeu a visita de um destacamento especializado do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) para realizar mais uma etapa de descontaminação das instalações do hospital, a fim de reduzir as chances de contaminação pelo coronavírus proporcionando mais segurança aos integrantes hospital e aos usuários do sistema de saúde do Exército Brasileiro.

O destacamento do 1º Btl DQBRN, composto por 40 militares, dessa vez atuou na ala psiquiátrica e na unidade prisional do hospital, haja vista que na primeira fase da operação, ocorrida na semana anterior, foram realizadas descontaminações no setor destinado ao atendimento dos pacientes suspeitos da COVID-19, localizado na unidade de emergência e no Setor 15.

Foram usados descontaminantes BX-24 e BX-29, produzidos na Itália, ambos a base de cloro e detergente, menos corrosivos do que a água sanitária.

De acordo com relato do Comandante do 1º Btl DQBRN, os produtos utilizados possuem uma capacidade de desinfecção de 99,9%, e são utilizados em missões de defesa QBRN, pois servem no combate a vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos.

Na próxima semana o destacamento do 1º Btl DQBRN deverá retornar ao HCE para realizar uma nova etapa de descontaminação em outras áreas, pois o batalhão, além de atender às organizações militares de saúde, atende também aos diversos hospitais do Estado do Rio de Janeiro e outras áreas da cidade.

Fonte: HCE