Novos soldados do Efetivo Variável iniciam serviço militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 mar 2020

Juiz de Fora (MG) – No dia 3 de março, o 10º Batalhão de Infantaria Leve – Montanha (10º BIL Mth) realizou a formatura de incorporação de 152 jovens soldados do Efetivo Variável, dos quais 136 pertencentes ao 10º BIL Mth, 12 do Hospital Geral de Juiz de Fora e 4 da 4ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, para o cumprimento do serviço militar obrigatório.
A incorporação é o ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar das Forças Armadas. A partir dessa etapa, os primeiros dias destinam-se a familiarizar-se com a rotina e com as práticas comuns ao ambiente militar. Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários rígidos; e sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.
O Décimo de Montanha recebeu, para a Seleção Complementar, jovens da cidade de Juiz de Fora e região. No período de 14 de janeiro a 28 de fevereiro, foram realizadas diversas atividades tais como: revisão médica e odontológica, entrevistas, verificação de aptidão física e testes de habilidades, com a finalidade de incorporar os soldados que prestarão o serviço militar inicial.
Durante o serviço militar, o efetivo incorporado colabora com as atividades e missões do Batalhão, bem como executa missões de apoio administrativo e de segurança.
A abertura do Portão das Armas, realizada pelo jovem Lucas da Silva Macário, o mais novo dentre os incorporados, marcou o início da solenidade, que culminou com a participação dos novos soldados na formatura presidida pelo Tenente-Coronel Luis Felipe Moraes Daltro Campos, Comandante do Batalhão.
O evento, ocorrido no pátio de formatura “Tudo Pela Pátria”, foi presenciado por expressivo número de familiares e amigos dos soldados. O cumprimento do serviço militar obrigatório é mais do que um dever, é a mais pura manifestação de amor à Pátria e de abnegação pessoal do jovem, comprometendo-se a atuar em prol da grandeza do nosso Brasil.

Fonte: 10º BIL MTH