Licenciamento do Grupamento “A” (2019)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 10 jan 2020

Prezados reservistas,

No instante em que me dirijo a todos vocês, nesta derradeira formatura como soldados do Exército Brasileiro, parabenizo-os e agradeço-lhes os serviços prestados à Força Terrestre e ao nosso País.

Há quase um ano, vocês iniciaram uma saga que deverá mudar para sempre suas vidas. Ultrapassaram os portões das armas de suas organizações militares, do Oiapoque ao Chuí, respondendo ao dever constitucional de cidadão. Desde então, como integrantes do Exército de Caxias, enfrentaram os desafios da vida na caserna, ao passo que cresceram, física e mentalmente.

A partir de então, vocês passaram a fazer parte – e sempre farão – da Instituição detentora dos maiores índices de respeito e credibilidade no contexto nacional. Receberam conhecimentos técnico-profissionais e assimilaram valores que certamente contribuirão para o seu sucesso pessoal no retorno à vida civil.

Durante a jornada, forjaram laços de amizade, desenvolveram o trabalho em equipe, compreenderam o significado e a importância da lealdade, da camaradagem, da hierarquia, da disciplina e do culto às tradições do Exército e de nossa Pátria e, também, assimilaram valores morais e éticos.

Não me resta dúvida de que o solene juramento à Bandeira Nacional permanecerá para sempre em suas mentes, reavivando as lembranças desse período em que amadureceram como cidadãos aptos a defender nosso território soberano, até mesmo com o sacrifício da própria vida.

Nesse período em que marcharam lado a lado com inúmeros brasileiros iguais a vocês, participaram da construção de estradas, das patrulhas nas fronteiras, das operações de Garantia da Lei e da Ordem, levando esperança à população deste País continental, fosse no semiárido nordestino, na Amazônia ou em outras partes do território nacional.

Hoje, ao encerrar esse importante ciclo, certamente vocês devem estar experimentando o sentimento do dever cumprido.

A partir de agora, a sociedade brasileira recebe homens com o seu espírito cívico renovado.

Finalmente, a Nação congratula-se com as famílias que os confortaram, incentivaram, vibraram e, acima de tudo, confiaram a vida de seus filhos ao Exército Brasileiro. 

Orgulhem-se do sucesso alcançado. Que o Grande Arquiteto do Universo ilumine seus caminhos!

Brasil Acima de Tudo!

.: Versão em pdf para impressão

 
 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército