Desembaraço de importação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 out 2019

Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã de 4 de outubro, a Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), por meio da Divisão de Importação e Exportação de Material (DIEM), realizou o desembaraço alfandegário de 31 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5 BR+ (Plus), de 4 Viaturas Blindadas Especiais de Socorro (VBE Soc) M88 A1 e de 25 toneladas de munição 155mm, que foram todas desembarcadas no Porto do Rio Grande (RS).

As viaturas blindadas recebidas nessa oportunidade compuseram o último lote de uma aquisição feita pelo Exército Brasileiro junto ao governo dos EUA, através dos programas de Artigos de Defesa Excedente (Excess Defense Articles – EDA) e Vendas Militares Estrangeiras (Foreign Military Sales – FMS), implementados por aquele país amigo. Essa nova aquisição possibilitará uma melhora considerável no poder de fogo das unidades de Artilharia da Força Terrestre, com o aumento do poder de fogo e da capacidade de resposta em missões de tiro, devido à alta tecnologia agregada às novas viaturas.

Nesse contexto, destacou-se como fundamental o processo de desembaraço alfandegário de importação realizado pela Divisão de Importação e Exportação de Material da Base de Apoio Logístico do Exército (DIEM/Ba Ap Log Ex). Todo o processo foi revestido de alto grau de complexidade, principalmente, por envolver órgãos da administração pública federal e estadual do Rio Grande do Sul, bem como por ter demandado tratativas com intervenientes diversos (públicos e privados), no âmbito do processo aduaneiro e das operações portuárias.

Dessa forma, mais uma vez, a DIEM/Ba Ap Log Ex atua, com excelência, em prol do Exército e do Brasil, atendendo, tempestivamente, à crescente demanda nos processos de desembaraço alfandegário dos produtos de defesa relacionados aos projetos de modernização da Força Terrestre, e contribuindo, assim, para a defesa da soberania de nosso país e da projeção do Brasil no cenário internacional.