I Caminhada Orientada no HGuPV

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 out 2019

Porto Velho (RO) – Atualmente, profissionais de saúde, pacientes e familiares sabem o quão difícil é manter o controle adequado, todos os cuidados necessários para que os pacientes hipertensos e diabéticos mantenham a boa saúde e tenham qualidade de vida.

sem esses cuidados preventivos, a consequência é o alto custo das ações corretivas: internações, procedimentos  cirúrgicos, medicações, tratamento intensivo, etc.

Ciente dessa realidade, a direção do Hospital de Guarnição de Porto Velho iniciou no dia 3 de maio de 2019, o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Hipertenso e Diabético – PAI/HD, como busca incansável pela vitória: “... E não diga que a vitória está perdida.”

Coroando o 6º encontro mensal do grupo, que ocorreu no dia 11 de outubro de 2019, foi realizada a “I caminhada orientada do PAI/HD do HGuPV”.

Como sempre acontece, os participantes são recepcionados no auditório do hospital, passando pela triagem de enfermagem: aferição da pressão arterial, da glicemia capilar, do peso e avaliação das condições gerais. Na sequência, ocorreu a distribuíção do “kit da caminhada” composto de camisas e bonés.

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), Gen Bda Luciano Batista de Lima, fez a abertura do evento e participou da caminhada, acompanhado do diretor do hospital, Cel Med Hailton Antonio Casara Cavalcante, do Cel Moraes Gomes, Gerente local da Poupex e do Cap Jose Ribamar Garcia de Souza, Capelão da 17ª Bda Inf Sl.

Após a triagem inicial, o capelão militar, fez a benção e orações, oferecendo os imprescindíveis benefícios da terapêutica espiritual.

Após um breve deslocamento, o grupo chegou ao parque natural senador Olavo Pires e foi recebido pela nutricionista do hospital que apresentou importantes orientações, além de provas degustativas de algumas receitas que foram desenvolvidas exclusivamente para o grupo.

ao som da banda de música da 17ª Bda Inf Sl, os participantes puderam degustar um delicioso café da manhã.

Antes do início da caminhada na trilha, a professora e os acadêmicos de educação física da faculdade metropolitana conduziram uma sessão de alongamento e fizeram as últimas recomendações. Um clima de muita paz e descontração contagiou a todos: pacientes, médicos, enfermeiros, equipe de saúde, equipe de apoio, componentes da banda. O trabalho de equipe foi fundamental para o sucesso da caminhada: o primeiro evento externo do PAI/HD.

Fonte: HGuPV