Comemoração ao Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 set 2019

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 10 de setembro, a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou, no pátio Campo de Marte do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEX/FC), a formatura em comemoração ao Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil (MMFB), com a presença de diversas organizações militares e convidados.

A cerimônia contou a com a presença do General de Exército Julio Cesar de Arruda, Comandante Militar do Leste (CML); do General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e demais autoridades civis e militares.

Em prosseguimento às comemorações do Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil, foram realizados no auditório Santa Bárbara, a Sessão Solene de Lançamento do Selo Filatélico,  em conjunto com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o rito de obliteração com o ato de carimbar o selo, tornando-o oficialmente lançado. Na sequência, teve o lançamento da Medalha Comemorativa ao Centenário da MMFB.

Dando continuidade ao evento, foi realizada a entrega da menção honrosa relativa ao Prêmio Cultural Pandiá Calógeras ao Major Leandro de Souza Rodrigues, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Manaus-AM), pelo trabalho “A influência da Missão Militar Francesa na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais”.

Seguindo a solenidade, foi realizada a premiação do 5ª Salão de Artes Plásticas do MHEx/FC – Concurso de Pinturas “100 anos da Missão Militar Francesa no Brasil”.

Após a cerimônia, o Adido de Defesa da França no Brasil, Charles Eugene Orlianges, presentou o MHEx/FC com um quepe de oficial-general do Exército Francês.

Encerrando as atividades, foi realizada a cessão de livros doados pelo Coronel R1 Malan, filho do escritor Alfredo Souto Malan e, autor dos livros “Missão Militar Francesa de Instrução junto ao Exército Brasileiro” e “Uma escolha, um destino”. Telmo Fortes, da mesma forma, realizou a cessão do livro “O último canto do Galo Francês: As manobras no Saicã em 1940”.