Semiárido cearense receberá poços artesianos perfurados pelo 2º BEC

 

Teresina (PI) – No mês de agosto, o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) iniciou a perfuração de 123 poços artesianos no Estado do Ceará, em municípios da região do semiárido. A atividade faz parte de uma operação do Comando Militar do Nordeste (CMNE), em apoio ao Ministério da Integração Nacional, que tem o objetivo de substituir os Pontos de Abastecimento atendidos pela Operação Carro-Pipa por poços artesianos.

 

 

Na região, os reservatórios de água estão em estado crítico, muitos já secos e outros com menos de 5% do volume total. Além da população que sofre com a seca, os animais também têm sido afetados, o que causa perdas no rebanho bovino.

 

Para amenizar essa situação, desde o ano de 1998, o Exército Brasileiro, por intermédio das organizações militares do Comando Militar do Nordeste (CMNE), tem coordenado e fiscalizado a distribuição de água nos municípios afetados pela seca, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Essa ação é denominada Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecida como Operação Carro-Pipa. Com a perfuração e instalação dos novos poços, o 2º BEC irá beneficiar cerca 5.700 famílias atingidas pela estiagem, para que deixem de necessitar de abastecimento de água via carro-pipa.

 

Ao realizar está operação, o 2º BEC, além de apoiar a população, também adestra suas equipes de perfuração e instalação de poços, e qualifica novas equipes de trabalho, aumentando a sua capacidade técnico-operacional em missões dessa natureza.

Fonte:2º BEC
Publicado:$pubDate