Cerimônia de Compromisso à Bandeira dos Alunos da EsPCEx

 

Campinas (SP) – No dia 13 de agosto, a Turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança”, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), realizou a solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional, que ocorre sempre no momento em que o grau de instrução atingido pelo aluno permite o perfeito entendimento de seus deveres como integrante das Forças Armadas.

 

 

O compromisso é prestado sob a forma de juramento à Bandeira, na presença da tropa formada, e tem caráter solene. É um dos mais significativos atos na vida do militar e foi realizado pelos 466 alunos, voluntariamente, que se comprometeram, perante o Estandarte, e afirmaram sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares.

 

O Aluno Lucca Torres Rodrigues de Souza (destaque de sua turma) recebeu o Estandarte da Escola, que passa a ser portado por ele até sua ida para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Para o aluno-destaque, esse compromisso é uma honra, não uma obrigação. “A gente estava ansioso por esse dia. Sabemos da responsabilidade e do significado desse ato, mas é um orgulho para mim”, relata o Al Lucca Torres.

 

A cerimônia foi presidida pelo Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Roberto Jungthon, que esteve acompanhado do Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Júlio Cesar de Arruda; pelo General de Divisão Nialdo Neves de Oliveira Bastos; e pelos Generais de Brigada Alberi Silveira Dias, Gilberto Serra e José Fernando Iasbech. Foi acompanhada, ainda, por familiares dos alunos, que vieram de todo o Brasil, e demais convidados.

 

O nome dado à Turma
 

A turma deste ano recebeu o nome de “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança” em homenagem ao término do maior conflito armado da América Latina, no qual lutaram inúmeros heróis brasileiros, como o Duque de Caxias, patrono do Exército; o Marechal Osorio; o Marechal Mallet; e muitos outros.

 

Fonte:EsPCEx
Publicado:$pubDate