Cerimônia de entrega de viaturas blindadas EE-11 URUTU no Suriname

 

Paramaribo (Suriname) – No dia 3 de dezembro, no Ministério da Defesa do Suriname, ocorreu uma cerimônia para realizar a entrega de duas viaturas blindadas EE-11 URUTU que foram reformadas e completamente manutenidas no Brasil, atendendo a um acordo de cooperação técnica prestada pelo Ministério da Defesa do Brasil em apoio as Forças Armadas do Suriname.


As viaturas foram transportadas pelo Navio Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia em outubro de 2014, quando foram levadas para a cidade do Rio de Janeiro, onde o Exército Brasileiro realizou a reforma total das viaturas. Em novembro de 2015, o NDCC Almirante Saboia retornou ao Suriname para transportar as viaturas repotencializadas. Com a entrega destas duas viaturas blindadas, concluiu-se o projeto que comtemplou a reforma geral de oito viaturas blindadas, sendo seis viaturas URUTU  e duas viaturas CASCAVEL.


Na cerimônia, estiveram presentes o Embaixador Brasileiro em Paramaribo, Sr Marcelo Baumbach; o Ministro da Defesa do Suriname, General Ronni Benschop; os Tenentes-Coronéis Luís Carlos Soares de Sousa e Alexander de Sá Vilela, respectivamente Adido de Defesa substituído e substituto; dentre outras autoridades civis e militares que prestigiaram o evento.


Durante a solenidade, o Embaixador Brasileiro destacou a importância da cooperação bilateral entre o Brasil e o Suriname, ressaltando o esforço que o Brasil tem feito para dar continuidade às diversas iniciativas de cooperação bilateral, mesmo diante de limitações orçamentárias. Destacou, ainda, que só foi possível concluir este projeto, graças à elevada prioridade atribuída ao país amigo.


Após a cerimônia, o Ministro da Defesa do Suriname convidou a comitiva brasileira para participar de uma reunião bilateral. Nesta ocasião, agradeceu ao Embaixador o constante e significativo apoio do Brasil e reforçou a importância da aproximação cada vez mais intensa entre os dois países, que possuem fronteiras e desafios similares, devendo unir esforços a fim de integrar e desenvolver a região.

 

Fotos: Aditância Militar do Brasil no Suriname

Fonte: Aditância Militar do Brasil no Suriname
Publicado:$pubDate